Ninguém é Responsável Por Sua Felicidade

Você é feliz? Se não o é, o que falta para que você possa alcançar a tão sonhada felicidade: amor, dinheiro, amigos, trabalho…? Se você não se considera uma pessoa feliz é muito provável que, assim como outros não-felizes, acredite que a felicidade depende de algo que você não tem.

Os estudos sobre a felicidade têm revelado que fatores como riqueza, beleza, juventude e sucesso não tornam as pessoas mais felizes. Tanto é que a psicologia da felicidade vem identificando pessoas que se consideram felizes entre pobres e ricos, jovens e velhos, escolarizados e analfabetos, anônimos e célebres, saudáveis e doentes. Mas, se a felicidade é possível nas mais variadas condições de existência, então porque alguns são felizes e outros não?

Basicamente, o que distingue os felizes dos não felizes é a confiança na capacidade de conduzir a própria vida. Sentir-se responsável pelas próprias escolhas, dispondo-se a assumir as consequências disso, estimula o desenvolvimento de potencialidades como o otimismo, a criatividade, a coragem, a fé, a auto-iniciativa, a tolerância e a autocrítica. Tais características são fundamentais para a experiência da felicidade; e o melhor de tudo é que elas não dependem de ninguém, só da gente!

Assim, quando nos sentimos capazes de lutar contra as adversidades e de saborear nossas conquistas temos muito mais chances de sermos felizes do que quando esperamos encontrar a felicidade num evento específico. Afinal, toda vida tem seus altos e baixos, e se soubermos aprender a viver melhor com cada um deles descobrimos que a felicidade é a vida inteira, pois, o momento ruim nos ensina a valorizar o bom, e este nos fortalece para enfrentar aquele.

Escrito originalmente para o Caderno Espaço Vida/Unimed-RS. Publicado em 16/02/2010

Imagem: O Teatro da Minha Vida” por Dare Turnsek em 1x.com

About these ads

Um comentário sobre “Ninguém é Responsável Por Sua Felicidade

  1. NÃO ACREDITO NO HOMEM COMO SENDO ELE FELIZ CREIO QUE NOSSA ID, E NOSSA CARGA DE DADOS AO LONGO DA VIDA QUE GERA NOSSO CONHECIMENTO NOS LEVA APENAS EM ALGUNS CASOS EM RARÍSSIMOS INSTANTES, MINUTOS OU DIAS A FORMULAÇÃO ILUSÓRIA DO QUE PODE VIR A SE CHAMAR DE FELICIDADE. OBVIO ESTA É MINHA TESE, MAS UM ESTADO DE TEMPERANÇA DE AUTO-CONHECIMENTO E BUSCA FILOSÓFICA OU QUASE ISTO QUE É O QUE SE PODE DE FORMA LEIGA CONSIDERAR A PSICOLOGIA POSITIVA SIM LEVA AO HOMEM A UMA MELHORA CONSIDERÁVEL DE SEU ESTADO,POIS ACREDITO QUE O HOMEM É TÃO FELIZ OU INFELIZ QUANTO ELE O QUEIRA SER OU QUANTO ELE SE PROPÕE A DEIXAR SUA CARICATURA E A OPINIÃO DOS OUTROS A SUPLANTAREM O SEU REAL DESEJO.
    VEJA BEM NÃO QUERO DISCUTIR MUITO PELO CONTRARIO ADORO SEU TRABALHO E SEUS ARTIGOS, APENAS ACHO QUE TÃO SOMENTE A INFELICIDADE DO HOMEM SE DEVE AO TANTO QUE ELE DEIXA O MUNDO EXTERIOR SUPRIMIR SUA ID E SUA IDENTIDADE EMPÍRICA.
    PARA NÃO SER MAL ENTENDIDO DESCULPE NÃO TENHO SUA PRÁTICA EM ME FAZER SER DIDÁTICO, SEI QUE A PSICOLOGIA POSITIVA OU DA FELICIDADE COMO QUEIRA BUSCA SIM BASE REAL, CIENTÍFICA, EMPÍRICA PARA SE FAZER RESPEITADA E NÃO APENAS FILOSÓFICA COMO PODE TER PARECIDO MINHA OPINIÃO ACIMA.
    UMA BOA NOITE PARA VOCÊ ASSIM QUE POSSÍVEL GOSTARIA DE A CONTIGO PODER MANUSCREVER.
    CARPEM NOCTEM
    BLOODY ICE KISSES MY LADY

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s