Casamentos Felizes: Investindo na felicidade a dois

As pesquisas sobre felicidade no casamento têm apontado para o fato de que: entre os casais que se sentem felizes com a própria relação há indicadores de comportamento comuns que, aparentemente, favorecem a felicidade conjugal. Esses indicadores têm permitido à Psicologia Positiva identificar algumas atitudes muito simples que, quando incorporadas ao cotidiano de um casal, podem contribuir para a consolidação de hábitos que favorecem a satisfação no casamento.

A adoção de atitudes positivas num relacionamento a dois não se resume, apenas, ao seguimento de regras de comportamento mas, essencialmente, de investir no valor de determinados pensamentos e ações como propiciadores de intimidade, amizade, erotismo, bom humor, cumplicidade e comunicação entre o casal. Tais elementos são fundamentais em um relacionamento saudável, e incorporá-los ajuda a nos sentirmos mais próximos do outro, mas não só isso. Adotar uma postura consciente de investimento na relação, nos dá a sensação de termos algum controle sobre nossas escolhas, sensação essa que nos retira do lugar de vítima das circunstâncias ou de joguete do destino e da vontade do outro.

Mais quais seriam algumas dessas atitudes e hábitos que favorecem a felicidade conjugal?

Proporcionar Prazer

Cultivar Rituais Comuns de Satisfação, Amor, Carinho e Amizade

Criar Uma Zona de Segurança Para Conversas Francas e Abertas

Utilizar Habilidades Comunicativas Para Resolver Os Problemas

Voltar-se Para o Outro

Imagem: “Eles” por Juliette Scott, em 1x.com

Anúncios

5 comentários sobre “Casamentos Felizes: Investindo na felicidade a dois

  1. Olá Prof. Angelita,

    Sabe, quando leio algo produzido por você e vejo seu entusiasmo, a vontade de voltar pra a psicologia me invade por inteiro.
    Admiro muito o seu trabalho.
    Parabéns.

  2. Olá Janaina,

    seja bem vinda, sempre!

    Agradeço de coração o seu comentário, e fico feliz em saber que, de alguma forma, o meu trabalho como psicóloga contribui para o seu “namoro” com a Psicologia…Rs!

    Janaina, Se isso pode te ajudar a ser feliz, abrace a Psicologia…Rs! Companheiros de profissão que gostam do que fazem são sempre necessários.

    Um abraço.

  3. Olá Angelita,
    Sou eu novamente!
    Gostaria de saber como a Psicologia Positiva entende e qual a linha de tramento para as crises de ansiendade.
    Grata pela sua atenção,
    Janaina.

  4. Olá Janaina,

    a Psicologia Positiva, no que diz respeito ao exercício psicoterápico, ainda está desenvolvendo uma abordagem própria, tudo ainda é muito experimental no uso da PP para a intervenção clínica. Mas, os princípios da Psicologia Positiva – de fomentar condições para o desenvolvimento de atitudes e valores positivos como o otimismo, o bom-humor, o altruísmo, a autotelia, etc. – podem ser associados às técnicas da Psicologia Cognitiva para o trabalho psicoterápico, em especial em casos de transtornos de humor, como é a ansiedade. A Psicologia Positiva aproxima-se das teorias cognitivas que compreendem o comportamento humano como o resultado da interação corpo-mente. Assim, trabalha-se com a idéia de que:

    pensamentos geram emoções – que geram reações fisiológicas – que alimentam sensações – que desencadeiam emoções – que reforçam pensamentos…e assim sucessivamente. É um ciclo de retroalimentação que pode levar ao desenvolvimento de formas de pensar, sentir e agir positivas e negativas. Portanto, o trabalho do psicólogo focado na PP é trabalhar os elementos positivos de pensamentos, sensações, emoções e sentimentos que possam contribuir para romper com os ciclos geradores de sofrimento.

    Essa forma de entendimento nos leva a compreender que qualquer tratamento psicológico precisa levar em consideração os aspectos cognitivos, fisicos e emocionais da experiência. E com a ansiedade não é diferente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s