15 Dicas Para Uma Vida Menos Estressante

1 – Faça pausas entre as tarefas. Não importa se você está estudando, trabalhando fora de casa ou em casa. Tente fazer pausas de, pelo menos, 10 minutos a cada 2 horas. Aproveite esse tempo para lavar o rosto, alongar-se, beber água, ou simplesmente esvaziar a mente.

2 – Aprenda a dizer NÃO. Tente vencer a culpa por negar-se a alguma coisa, entenda que não dá para ser bonzinho o tempo todo. Querer agradar a todos é um desgaste enorme que só gera sobrecarga, tensão e frustração.

3 – Planeje seu dia. Tente agendar os compromisso considerando o tempo de deslocamento entre uma atividade e outra. Não adianta marcar o médico 1 hora antes do trabalho se só o deslocamento entre um e outro dura em média 30 minutos. Além disso, deixe uma margem de tempo para contratempos. A maioria das coisas que fazemos não depende só da gente e achar, portanto, que podemos controlar tudo o tempo todo é garantia de sobrecarga física e emocional. 

4 – Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. Tente vencer a tendência a estar num lugar pensando em outro, fazendo uma coisa e preocupado com outra. Quando não nos concentramos no que fazemos não aproveitamos o melhor da nossa capacidade física, mental e emocional para o desempenho da tarefa, seja ela de trabalho ou lazer. Desperdício de tempo e sentimento de incapacidade é o que você ganha.

5 – Entenda: ninguém é insubstituível ou imprescindível! Seja na família, no trabalho, entre os amigos, as pessoas podem se virar sem você! O mundo não vai acabar se você não puder fazer alguma coisa ou estar em algum lugar. Por mais que as pessoas apreciem o que você faz e te amem elas se viram muito bem sem você. Não acredita? Experimente não querer dar conta de tudo.

6 – Priorize-se! É muito legal levar satisfação, alegria e contentamento a outras pessoas. Se ajudar aos outros e alegrá-los significa passar por cima dos seus sentimentos ou a anulação das suas necessidades, esqueça! Ao colocar-se em segundo plano você se frustra, se sente usado e explorado, o que gera muitas emoções negativas associadas ao stress.

7 – Peça ajuda sempre que necessário. Na média, as pessoas estressadas têm muita dificuldade de pedir ajuda, de delegar tarefas e de transferir responsabilidades. Sendo assim, tendem a se sobrecarregar física e emocionalmente. Quando for pedir ajuda, lembre-se, avalie quem é a pessoa com mais condição de ajudar numa determinada situação. As pessoas são diferentes e, em função disso, podem oferecer ajuda de diferentes tipos.

8 – Aprenda a diferenciar problemas reais de problemas imaginários. Evite alimentar problemas que não ocorreram e que só existem na sua cabeça. Não gaste energia com um problema que ainda não se concretizou, se você fizer isso vai faltar disposição para enfrentar os problemas reais.

9 – Descubra o prazer no dia-a-dia: dormir, comer, tomar banho, apreciar o sol, olhar a paisagem, estar com as pessoas que amamos… Coisas muito simples podem oferecer um grande alívio para as atribulações cotidianas. Aprenda a valorizar o que você tem, isso nos dá força e confiança para lutarmos pelo que ainda não conquistamos.

10 – Escolha suas batalhas. Algumas brigas valem a pena, outras não. Envolver-se em picuinhas, fofocas e “bate-boca” que nada acrescentam à sua vida é um desperdício de tempo e energia. Quando damos atenção demais a coisas pequenas aumentamos desnecessariamente o nosso nível de stress.

12 – Disponha-se para a mudança. Apegar-se a verdades pré-estabelecidas, resistindo ao novo apenas por medo ou desconfiança, pode nos levar a bater a cabeça sem necessidade. Às vezes é necessário soltar, deixar ir os velhos hábitos e opiniões, caso contrário podemos perder a oportunidade de aprender novas formas de viver melhor.

13 – Tenha amigos:  não precisa ser em grande quantidade, mas é importante ter alguém em quem confiamos para conversar, desabafar… Chorar no ombro. E também para compartilhar sonhos, rir junto e comemorar as conquistas.

14 – Competir é bom, ganhar melhor ainda! Mas saber a hora de se retirar de cena, aceitando que não se pode ganhar todas, preserva a saúde física e mental. Além do mais, aceitar que não somos os melhores em tudo é uma ótima oportunidade para buscarmos o aperfeiçoamento. Aprender, sentir que melhoramos, é um ótimo alívio para o stress.

15 – Cuide do seu corpo: é nele que o stress se manifesta primeiro por meio de dores musculares, insônia, prolemas com o apetite, dificuldades gastrointestinais, etc. Exercite-se regularmente, qualquer atividade é válida, desde que você tenha prazer com ela, pode ser dançar, malhar, nadar… Alimente-se com prazer e equilíbrio. Quanto mais diversificada for sua alimentação mais o seu corpo e mente agradecem. Durma! Durma o suficiente para sentir-se descansado e, de preferência, num ambiente calmo. Retire do quarto aparelhos eletrônicos, apague a luz e descanse. O sono é o momento em que corpo e mente se recuperam da sobrecarga diária de informações, emoções e atividades. Divirta-se! Uma mente carrancuda, triste e mau-humorada é um convite ao stress.

Imagem: “Desequilíbrio” (detalhe) por Jeannette Oerlemans em 1x.com

4 comentários sobre “15 Dicas Para Uma Vida Menos Estressante

  1. post perfeito. amei. essas coisas pequenas fazem TODA a diferença no dia-a-dia. às vezes acho que a vida é simples, a gente que complica né?! luz por aí… bisous!

  2. Olá Iaiá,
    seja bem vinda! Pois é, também tenho essa impressão de que, na maior parte do tmepo, complicamos o que é muito simples. Vale um estudo essa hipótese, averiguar se fazemos isso mesmo e tentar entender o porquê de fazermos. Eu não paro de ter “idéias”…Rs!
    Luz para você também!

  3. Angelita, de verdade merece um estudo esta disposição de algumas pessoas visualizarem obstáculos aonde não existem, basta um não posso, não quero, não devo….Apreciei suas dicas e maia ainda saber que as aplico no meu dia a dia despudoradamente. Vou emplacar o intervalo de 10 minutos. Tenho uma disposição de postergar e depois fazer tudo de uma só vez sem sequer dar um tempo para nada. O cérebro conversa com a musculatura que fica doida de rígida. Ela reclama…sem dúvida é mais obsequiosa que eu….2013 para você repleto de oportunidades e realizações.

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