O quanto estou feliz com a minha vida?

Os principais fatores que a pesquisa sobre felicidade em todo o mundo identifica como sendo importantes para uma vida mais feliz são: satisfação com o trabalho; envolvimento com o lazer; prática de atividades físicas; boa auto-estima; resiliência(capacidade de superação); amizades; vida familiar; vida afetiva estável; cidadania (participação democrática e percepção de autonomia nos processos decisórios da sociedade em que vive); “espiritualidade” (sentido de propósito para a própria vida).

Envolver-se e ter satisfação com essas áreas indica que a pessoa sente-se no controle da própria vida, que ela é capaz de avaliar as possiblidades, fazendo escolhas que priorizam aquilo que está mais de acordo com as suas capacidades, desejos, sonhos e objetivos pessoais. Viver uma vida de acordo com o que somos e podemos ser é parte essencial de uma vida feliz.

Assim, quanto mais uma pessoa se reconhece nas perguntas abaixo, mais chances há de que ela se sinta feliz.

01 – Gosto muito do que faço profissionalmente, sinto-me satisfeito com os resultados que obtenho e sempre quero aprender mais e melhorar meu desempenho.

02 – Costumo valorizar os meus momentos de lazer, concentrando-me em aproveitá-los ao máximo. Me envolvo em atividades que me trazem satisfação e que expressam os meus interesses pessoais.

03 – Tenho uma relação positiva com a comida e com tudo que diz respeito ao meu corpo. Procuro me alimentar de forma saudável e prazerosa, cuido da minha saúde e faço exercícios regularmente.

04 – Reconheço minhas qualidades e meus defeitos, por isso me disponho a trabalhar para mudar aquilo que tenho de ruim e para aperfeiçoar o que pode ser ainda melhor.

05 – Na maior parte do tempo sinto-me confiante quanto às minhas capacidades de enfrentar os problemas e de superá-los. Também sinto que há pessoas com quem posso contar nos momentos difíceis.

06 – Sempre tive bons amigos. Idependentemente do número de pessoas que fazem parte do meu círculo social, sinto- me próxima da maioria deles e aprecio sua companhia. Procuro, também, dar prioridade àqueles de quem realmente gosto e com quem me sinto bem.

07 – Tenho orgulho da minha história e das minhas origens. Valorizo aquilo que faz de mim o que sou como os meus laços familiares, as minhas conquistas intelectuais, emocionais e materiais.

08 – Me dedico com afinco às pessoas que amo. Invisto tempo e energia na minha vida afetiva, tratando-a como um bem precioso e buscando obter o máximo de satisfação com ela.

09 – Tento contribuir para um mundo melhor, me interesso pelo funcionamento da sociedade em que vivo e me envolvo na busca de soluções para os problemas.

10 – Acredito que a minha vida tem um propósito maior, e que o que faço pode afetar as pessoas e o mundo a minha volta. Por isso procuro viver de acordo com os meus valores e me sinto satisfeto com os rumos que a minha vida tem tomado.

Imagem: “Espelhos” por Fanny Li em 1x.com

Deixe um comentário

