Aprenda Algo Novo a Cada Dia

Nada envenena tanto a nossa criatividade e espontaneidade quanto a rotina. Apesar das obrigações rotineiras, contudo,  sempre é possível buscar desafios que podem trazer mais prazer e emoção à vida cotidiana. Como? Oferecendo à nossa mente um repertório mais amplo de experiências, e isso se faz aprendendo coisas novas.

Nosso cérebro é ligeiramente “promíscuo”, ele gosta de novidades, ou de aprender novos modos de fazer velhas coisas. O desafio cognitivo e emocional gerado pelo esforço da aprendizagem quebra a rotina, estimulando novas conexões ao nível neuronal e fortalecendo a capacidade de aprendizado.

A estimulação dos sentidos desencadeada pelo aprendizado promove no cérebro a liberação de neurotransmissores associados ao prazer e à motivação como a dopamina, por exemplo. A “aquisição” do novo, seja uma idéia ou uma habilidade, promove bem-estar. A associação entre prazer e bem-estar contribui para a felicidade. Além disso, conhecer é libertador!

Quando conhecemos algo, descobrimos a real importância que isso pode ter, ou não, em nossa vida. Assim, deixamos de aceitar passivamente receitas prontas. Conhecer nos ajuda a questionar e a escolher. Aquele que não se dedica a conhecer, não faz escolhas, apenas aceita o que lhe é oferecido sem sequer saber se está fazendo a melhor opção.

Escrito originalmente para o Caderno Espaço Vida/Unimed-RS. Publicado em 25/11/2009

Imagem: “Fazedor de Pipas” por Agus Gunawan em 1x.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s