Chapeuzinho Vermelho

Uma estória…muitas versões.

No clipe da música “Du Riest So Gut”, da banda alemã Rammstein, a estória de Chapeuzinho Vermelho é recontada, ilustrando bem a tentação(?) de nos perdermos nos anseios do animal que nos habita. O sistema límbico se regozija! Não é à toa que o título da música poderia ser traduzido como “O seu cheiro é tão bom!”.

O olfato é um sentido muito antigo. Seu desenvolvimento está intimamente associado ao nosso instinto de sobrevivência, à nossa capacidade de aprender a caçar ou a fugir. Talvez, por isso, o olfato seja o único dos sentidos que tem conexão direta com o processamento de emoções e o armazenamento de memórias. Isso se dá pelo fato de que o córtex olfativo está ligado ao sistema límbico, região do cérebro onde as emoções nascem e as memórias emotivas são registradas.

Dentre as partes mais importante do sistema límbico, está o hipotálamo. O hipotálamo associa-se ao controle do comportamento e às várias condições internas do corpo como a temperatura, o impulso para comer e beber, etc. O hipotálamo mantém vias de comunicação com todos os níveis do sistema límbico e desempenha papel decisivo nas emoções, mais especificamente em relação ao prazer/desprazer e a raiva.

Os impulsos sexuais também estão associados ao hipotálamo. Um recente estudo de mapeamento cerebral ,publicado por uma equipe de médicos do Instituto Karolinska, em Estocolmo, comprova que a inalação de hormônios do sexo oposto aumenta a atividade do hipotálamo. Ainda, um estudo realizado em 2001 pelo departamento de psicologia, da Universidade São Francisco, na Califórnia, concluiu que os perfumes com feromônios aumentam a disposição sexual do indivíduo.

Os feromônios distinguem-se dos hormônios, que também exercem influência no comportamento sexual. Os hormônios circulam no interior do corpo e exercem influência sobre o metabolismo do indivíduo, enquanto que os feromônios são liberados externamente, com atividade sobre outros indivíduos da mesma espécie. E é na cavidade nasal, da maior parte das espécies de vertebrados, que se localiza o órgão vomeronasal (OVN). A finalidade do OVN parece ser exclusivamente a de detectar esses sinais químicos – os feromônios – cujas principais funções associam-se ao comportamento sexual e à marcação de território.

Tanto os humanos, quanto os animais, exalam quantidades sutis de feromônio. Essa substância é perceptível pelo sexo oposto, mas nos humanos este processo é totalmente inconsciente. Pode-se dizer, então, que o desejo, a paixão…quem sabe o amor, se inicia muito antes que os olhares se cruzem. Os circuitos cerebrais, que vão do olfato até o cérebro, levam uma mensagem muito clara: sexo! Em especial quando a mensagem transmitida é “O seu cheiro é muito bom!”.

P.S.: e, é claro, não posso me esquecer de dizer que o clipe foi inspirado no filme “Dança dos Vampiros”, de Roman Polanski.

Anúncios

Um comentário sobre “Chapeuzinho Vermelho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s