Respire!

O ato de respirar é essencial para o transporte de oxigênio e nutrientes em todo o corpo, sendo isso feito pela corrente sanguínea. O que garante a estimulação elétrica das células corporais e o adequado funcionamento do organismo. Mais, respirar também atua no controle do fluxo do fluido linfático que contém os glóbulos brancos do sangue que protegem o corpo.

Assim, respirar contribui para uma corrente sangüínea saudável e sistemas linfático e imunológico eficientes. Condições de saúde que fortalecem mente e corpo. É por isso que uma má respiração pode estar associada à tensão muscular, stress, ansiedade e mesmo depressão. Todos nascemos sabendo respirar adequadamente, então porque desaprendemos a fazê-lo?

A respiração reflete, em grande parte, nossas emoções, podendo ser influenciada consciente ou inconscientemente por elas. Sentir-se inseguro ou reprimido altera negativamente a forma de respirar e a postura corporal. Em situações de excitação respiramos mais rápido, sob o medo a respiração pode tornar-se insuficiente. Em ambos os casos, ocorre tensão muscular.

Um corpo tenso respira mal e potencializa as sensações desagradáveis. É importante ficar atento às alterações físicas e emocionais que geram sofrimento. O ato de respirar pode ser uma ferramenta muito útil na busca do bem-estar físico e mental. Quem respira mais e melhor, ajuda a criar um ciclo virtuoso que oxigena as células do corpo e nutre as emoções positivas.

Escrito originalmente para o Caderno Espaço Vida/Unimed-RS, em Outubro de 2009

Imagem: por Chat Noir em 1x.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s