Tipos Psicológicos

Carl Gustav Jung dedicou a maior parte da sua vida ao estudo da personalidade humana. Sempre teve interesse nas relações que o homem estabelece com o mundo externo, e na forma como se dá a comunicação entre as pessoas.

No ano de 1921, após mais de 20 anos de observação e do exercício da Medicina Psiquiátrica e da Psicologia Prática, Jung trouxe uma contribuição fundamental para o entendimento da personalidade humana. Essa contribuição se encontra em seu livro “Tipos Psicológicos”, no qual Jung distingue duas formas de atitudes/disposição das pessoas em relação ao objeto:

– a pessoa que prefere focar a sua atenção no mundo externo de fatos e pessoas (Extroversão).

– a pessoa que prefere focar no mundo interno de representações e impressões psíquicas (Introversão).

Cada tipo de disposição representa tão somente uma preferência natural do indivíduo no seu modo de se relacionar com o mundo, semelhante à preferência pelo uso da mão direita ou da mão esquerda.

Para Jung, “a extroversão e a introversão são duas atitudes naturais, antagônicas entre si, ou movimentos dirigidos, que já foram definidos por Goethe como diástole e diástole. Em sucessão harmônica, deveriam formar o ritmo da vida. Alcançar esse ritmo harmônico supõe uma suprema arte de viver.

E mais, segundo Jung, nenhum ser humano é exclusivamente introvertido ou extrovertido: “ambas as atitudes existem dentro dele, mas só uma delas foi desenvolvida como função de adaptação; logo podemos supor que a extroversão cochila no fundo do introvertido, como uma larva, e vice -versa.

Leia mais sobre a Tipologia Junguiana da Personalidade AQUI e AQUI

Anúncios

Um comentário sobre “Tipos Psicológicos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s