Você é o que você come?

Na espécie humana, o ato de alimentar-se está tão associado às emoções como qualquer outra atividade que nos pareça essencial á sobrevivência, seja fazer sexo ou trabalhar. Para nós, o alimento associa-se ao que entendemos por estilo de vida, identidade, personalidade. Por isso, muitas vezes, a escolha de um alimento pode expressar o que sentimos.

Quando sentimentos associados à raiva e ao stress povoam nossa mente, o cérebro ativa mecanismos muito primitivos de proteção e defesa, capazes de despertar reações primárias de ataque como rasgar e morder. Já quando estamos ansiosos nos tornamos dispersos e inquietos; o ato repetitivo de levar pequenas porções à boca nos ajuda a manter o foco. É aí que entra em cena o desejo por comidas como pipoca, chips, salgadinhos, castanhas, etc.

Alimentos com cores e formas variadas podem ser a opção de quem está entediado. A repetição exasperante dos mesmos estímulos, dia após dia, destrói os neurônios. A tendência é que tentemos combater o fastio com a comida. Açúcar, gordura e carboidrato tendem a ser a escolha alimentar de 10 entre 10 pessoas com algum tipo de carência afetiva. Pessoas carentes se sentem desmotivadas e, por isso, podem se sentir compelidas a buscar energia em alimentos calóricos como chocolate e massas.

Seja qual for a sua escolha alimentar, procure diversificá-la. Ao experimentamos diferentes alimentos exercitamos nossa capacidade de adaptação, estimulamos nosso cérebro, renovando nosso potencial de aprendizagem. Tente, também, prestar atenção aos efeitos que o alimento tem sobre o seu bem-estar emocional. Afinal, o ato de comer deve oferecer prazer e satisfação tanto para o corpo quanto para a mente!

Escrito originalmente para o Caderno Espaço Vida/Unimed-RS. Publicado em 27/01/2010

Imagem: “Crítica” por Janko Civitas em http://1x.com


Anúncios

Um comentário sobre “Você é o que você come?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s