Alimentar a alma faz você encontrar sua paz

00_02

Sentir-se útil para outras pessoas alimenta o seu interior

Por Lorena Fafá – Jornal A Gazeta/ES

Hoje, no feriado de Corpus Christi, os católicos celebram a eucaristia. Para eles, o corpo e o sangue de Cristo são alimentos espirituais para a alma. Além da religião, as pessoas também buscam no dia a dia atividades que podem trazer paz interior. Atitudes simples, como contemplar a natureza, podem provocar bons sentimentos e transformar você em uma pessoa muito melhor.

A advogada Sarah Chequer, 25 anos, é a prova disso. Ela pratica ioga e meditação e conta que as duas atividades são uma maneira de relaxar e entrar em contato com a sua essência. “Eu vivo num ritmo muito agitado e sou extremamente perfeccionista. Isso me causa um estresse físico e emocional grande. A ioga e a meditação são uma maneira de reduzir o ritmo da vida”, conta.

Muito além de apenas desacelerar, Sarah encontrou nas atividades uma maneira de superar desafios e descobrir o seu potencial como pessoa. “A ioga me ajudou a vencer alguns medos e saber que eu sou capaz de fazer muitas outras coisas. Já com a prática da meditação, eu consigo ficar sozinha comigo e meus pensamentos. Eu me coloco em conexão comigo mesma, viro o olhar para dentro de mim e consigo me tornar uma pessoa cada vez melhor”, garante.

Outros alimentos

A psicóloga Angelita Scardua explica que tudo o que provoca sensações boas (prazer, alegria, satisfação, serenidade, tranquilidade), sem depois provocar um sentimento ruim (culpa ou arrependimento) pode ser considerado um alimento para a alma.

“Tudo que faz com que a gente sinta que a nossa vida tem um significado, que nós estamos de alguma forma dando sentido ao fato de estarmos vivos, é alimento para a alma”, diz a psicóloga.

E não é preciso meditar para chegar a esse objetivo. Se ler um bom livro ou cozinhar para a família é algo que te faz pensar sobre a vida ou sentir-se útil para as outras pessoas, praticar essas atividades com mais frequência vai te ajudar a alimentar o seu interior.

Então, já que hoje é feriado e você provavelmente tem um bom tempo livre, aproveite para fazer algo que faça você se sentir bem. Se você é religioso, vale ir à igreja. Mas se o que te faz realmente contemplar a beleza da vida é uma boa caminhada na praia, sentindo o vento bater no rosto, sem pensar em nada, faça isso hoje.

E mais: abra um espaço maior na sua agenda para esse tipo de atividade. Com a alma bem alimentada, sua vida será muito melhor.

Em sintonia

Religião Corpo e sangue Na festa de Corpus Christi, os católicos festejam a presença do corpo e sangue de Jesus por meio do sacramento da Eucaristia. Isso, para eles, é um alimento para a alma. Em todas as religiões, a oração também é uma maneira de sentir-se na presença de Deus e perceber a beleza da vida.

No dia a dia Bons sentimentos As atividades dos nosso dia a dia que provocam sensações agradáveis, como prazer, alegria, satisfação, serenidade e tranquilidade, são uma maneira de alimentar a alma.

Meditação

Harmonia A meditação é uma maneira de proporcionar harmonia, equilíbrio físico e psicológico para quem pratica a atividade. Por isso, é considerada um alimento para a alma, já que beneficia a reflexão e o autoconhecimento.

O bem

Ao outro A cada vez que uma pessoa faz o bem para outra, ela percebe que faz parte de um contexto muito maior do que a própria vida. Essa expansão do olhar também alimenta a alma.

Natureza

Contato Estar em contato com a natureza também é uma forma de nutrir o nosso interior com bons pensamentos.

Um comentário sobre “Alimentar a alma faz você encontrar sua paz

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s