Resolução de Fim de Ano

E o vencedor e_Carlo Pautasso

Emagrecer, parar de fumar, viajar para o exterior, casar, trocar de carro, começar a “malhar”, visitar mais os amigos, trocar de emprego, fazer concurso, aprender uma língua estrangeira… Afinal, qual é a sua resolução de fim de ano? Qual é o seu plano para o ano que acaba de começar?

Todo início de ano fazemos planos para o ano que se inicia, projetamos um futuro mais próspero, mais ativo, com mais realizações e satisfação. Ao fazermos isso sempre pensamos em coisas que precisamos fazer e que podem nos ajudar a viver melhor, como cuidar do próprio corpo ou aprimorar a nossa qualificação profissional. Isso ocorre porque todos nós sabemos que viver melhor exige que tenhamos a disposição para mudar algumas coisas na nossa vida. É claro que se continuamos a fazer tudo como sempre fizemos jamais teremos uma vida diferente da que estamos vivendo! Por que, então, na maioria das vezes, não conseguimos colocar em prática nossas resoluções de ano novo? Por que é tão difícil mudar?

A perspectiva da mudança gera medo. Mas medo do quê? Medo de perdermos o que é seguro, de que o novo seja pior do que o velho, medo de não dar certo, medo do fracasso… Isso assusta! Por isso tantas e tantas vezes nos acomodamos a situações que não nos fazem felizes, seja um relacionamento, um emprego ou uma condição física. Aparentemente, o que já é conhecido, por menos satisfatório que seja, não oferece riscos.

Fazer as coisas como sempre fizemos nos dará a mesma vidinha de sempre. Seja ela boa ou não. Os padrões já estabelecidos, portanto, são estradas que conhecemos, e por menos que nos façam feliz sabemos caminhar por elas. Sabemos o que esperar e o que esperam de nós, não há desafios, não há esforços ou sacrifícios que nos forcem a sair do lugar seguro que ocupamos. No lugar ao qual estamos acostumados já temos uma “identidade”, podemos ser o preguiçoso, o teimoso, o esforçado, o inteligente, o bonito, o gordo, o chato, o pão-duro, o engraçado, o desmiolado, o sem-graça… Seja lá como somos conhecidos já somos “alguém”, já temos um lugar assegurado. Nem sempre, contudo, a segurança é a melhor opção mas, com certeza, é a mais cômoda.

Um exemplo: quem fuma pode ter se acostumado a ser “o fumante” da turma. Já se acostumou a receber os conselhos e as críticas de todos sobre o hábito de fumar, já se habituou a ser aquele que “não liga para a própria saúde”… Ao deixar de ser fumante essa pessoa terá que construir um novo espaço para ela na turma, e o novo lugar exigirá novas posturas, novas respostas. Talvez o ex-fumante possa se dedicar a uma atividade física regular, já que passará a ser alguém que “cuida da saúde”. Aí, talvez tenha que encontrar outra forma de ser o “foco das atenções”. Afinal ele não será mais “o diferente” da turma. Talvez ele tenha que aprender a se fazer notar pelo papo, talvez ele possa vir a ser aquele que dá conselhos e faz críticas. Resumindo: não dá para mudar um pedacinho da vida sem afetar toda ela.

Quem quer mudar a própria vida em uma ano qualquer – seja um pedacinho ou toda ela – precisa aprender a ser uma pessoa um pouco diferente da que tem sido nos anos já vividos. È provável mesmo que essa seja a única e possível Resolução de Fim de Ano. Preste atenção! A palavra resolução tem vários significados no dicionário: “Firmeza”; “Energia em face do perigo”; “Coragem”; “Decisão”; “Ato ou efeito de resolver-se”; “Fluxo”; “Transformação”…

… Em uma só palavra – “resolução” – residem todos os significados que devemos aprender a conjugar com as ações, os pensamentos e os sentimentos que podem nos mover para uma vida melhor, mais satisfatória e, quem sabe, mais feliz no ano em que começarmos a fazer para mudar.

Imagem: “… E o vencedor é…” por Carlo Pautasso, em 1x.com

2 comentários sobre “Resolução de Fim de Ano

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s