Mini-Currículo

Psicóloga, Mestre e Doutoranda pela USP (SP). Especializada em Desenvolvimento de adultos, na experiência de Felicidade e nos estudos da Psicologia Social.

Na área clínica: oferece serviços de psicoterapia, de orientação e de aconselhamento para indivíduos e casais. Trabalha com a promoção de crenças, valores e atitudes saudáveis e positivos, focando em estratégias que contribuam para a qualidade de vida e o bem-estar subjetivo e gerem autonomia emocional para lidar com os desafios característicos da adultez. Atende em Vitória (ES) em consultório próprio e em São Paulo (SP) na Clínica PSiQ.

Na área acadêmica: atua ensinando, treinando e supervisionando estudantes de graduação, de especialização e novos profissionais de psicologia. Assim como ministra cursos livres e de atualização para diferentes perfis profissionais e coordena grupos de estudos.

Na área de pesquisa: conduz investigações sobre a experiência de felicidade a partir do estudo dos vários fatores que podem influenciar nos estados emocionais, desde o impacto das relações pessoais, passando pelo estilo de vida dos indivíduos e a constituição cultural e histórica dos grupos, até a organização dos espaços físicos e das habitações.

Também desenvolve trabalhos de consultoria específicos junto à Empresas e Instituições que possam se beneficiar dos conhecimentos teóricos e práticos relativos às seguintes áreas de especialização: Desenvolvimento Adulto; Personalidade e Diferenças Individuais; Relacionamentos Interpessoais; Interação Indivíduo-Grupo-Sociedade; Teorias Psicológicas; Imaginário Cultural; Inconsciente Coletivo; Neurociências (Inteligência, Aprendizagem e Estados Afetivos); Psicologia do Consumidor; Psicologia do Design de Interiores; Psicologia Ambiental; Processos Psicológicos Básicos (Emoção, Sensação, Percepção e Memória).

Possui experiência nas áreas de Desenvolvimento Social e da Personalidade, com ênfase nas experiências características da Vida Adulta e na análise do Imaginário Cultural.

Coordena grupos de estudo e cursos na área de Psicologia Analítica, Psicologia Positiva e Neurociência teórica. É membro efetivo da International Positive Psychology Association, da International Association for Jungian Studies e da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento.

 

Clique AQUI para acessar meu currículo acadêmico na plataforma Lattes (CNPq)

30 comentários sobre “Mini-Currículo

  1. Olá, sou formada em desenho industrial, comunicação visual, com pos em fotografia, mas ando pensando muito em me aprofundar sobre psicologia + design visual, ainda não tenho um projeto, tb nao sei se devo cursar a graduação de psicologia para isso. Qual a sua opinão?

  2. Olá, Angelita!

    Também trabalho com psicologia positiva.
    Gostaria de entrar em contato por e-mail.

    Abraço,
    Daniel

  3. Olá Silvia,
    já atualizei o link. As vezes o sistema Lattes passa por manutenção e ocorrem mudanças no link. Não conseguindo acessar, é só ir na página inicial da plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/), e clicar em “Buscar”, logo abaixo do título “Currículo Lattes”. Abrirá uma janela com caixa para digitar o nome do pesquisador que você quer encontrar. Digitando o nome da pessoa, aparece a página com o currículo. Ok!

  4. Parabéns pelo blog, sou psicóloga, e apaixonada por todos esses temas. Salvei o teu blog nos meus favoritos!

  5. Olá Angelita!
    Gostei muito do texto sobre o tato, atualmente estou fazendo um tcc, que na verdade ja esta na reta final. Há um tempo atrás entrei em contato com você lhe pedindo informações do texto para que eu colocasse um pedacinho dele em meu trabalho, mas até hoje não obtive resposta, por favor será que desta vez poderia me ajudar?
    Preciso da data que foi escrito.
    Obrigada Gessilene

  6. Olá Gessilene,
    tudo bem? Sinto por não ter repondido antes, mas sempre estou com a agenda muito apertada e, as vezes, as mensagens de email a serem respondidas se perdem em meio às obrigações cotidianas. Seja como for, tento atender sua solicitação. Eu não me lembro a data exta na qual escrevi o texto sobre o tato, mas posso afirmar que foi em março de 2010. Qualquer coisa a mais, entre em contato.

  7. Olá Angelita
    Recentemente, li uma reportagem sua sobre significado simbólico da casa, maravilhoso!
    Gostaria de saber se há outros materiais a respeito deste tema sob sua autoria ou afins.
    Obrigada
    Patricia

  8. Olá Patricia, fico feliz que tenha gostado da reportagem. Aqui no blog tem alguns artigos sobre o tema, não sei se você já viu. Segue os links: http://migre.me/7jiy4 e http://migre.me/7jiz7 e http://migre.me/7jiBT e http://migre.me/7jiDE e http://migre.me/7jiGC. Há duas outras entrevistas, para as revistas Boa Forma e Casa e Jardim, sobre o tema que ainda não postei no blog, mas farei assim que for possível. Além disso, no momento, também estou envolvida no projeto de um livro sobre o tema, que espero saia ainda em 2012. Aguardemos…:-) No mais, agradeço a visita e o elogio, Patricia. Venha quando quiser, será sempre muito bem-vinda!

  9. OI Angelita,
    Sou sua aluna na pós-graduação e gostaria de agradecê-la pela aula de ontem. Aguardo ansiosa pelas próximas.
    Abraço,
    Naides

  10. Estou lendo os textos e adorando, cada dia admiro mais o seu conhecimento… Fui sua aluno num curso de especializaçao em Teixeira de Freitas, do qual sinto mt falta das suas aulas…Parabens

  11. Olá Angelita, tudo bem?
    Como a grande maioria também adorei a forma como você aborda a Psicologia Positiva, mas, principalmente me encantei com sua receptividade e sensibilidade em responder a todos que entram em contato contigo por intermédio destes comentários.

    Elogios feitos, agora vamos aos questionamentos. Gostaria muito de saber sobre formação em Psicologia Positiva no Brasil. Especializações, mestrados, doutorados. Sempre bom recorrer este tipo de informações a alguém já imerso e atuante neste universo profissionalmente.
    Neste momento estou concluindo a leitura do livro Florescer, Martin Seligman. Muito interessante e, em minha opinião, uma evolução do Felicidade Autêntica.
    Se possível gostaria muito de compartilhar experiências sobre um projeto que desenvolvo aplicando Psicologia Positiva no enfrentamento de violência doméstica. Ah, claro, sou acadêmica de Psicologia.
    Aguardo retorno. Muito obrigada.

  12. Olá Bettieli,

    agradeço os elogios! É sempre legal ver estudantes de Psicologia interessados na Psi Positiva. Quanto a cursos no Brasil, bom, pelo que sei, há poucas opções. Se você morasse em Vitória, eu costumo dar um curso introdutório por aqui…:-) Mas penso que esse não é o caso. Em SP tem a Lilian Graziano, ela costuma oferecer cursos sobre o tema, inclusive online. Uma forma de se aprofundar no estudo da Felicidade, e que considero a ais eficaz em termos acadêmicos, é por meio dos programas de pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Há alguns, poucos, departamentos de Psicologia no Brasil que têm pesquisadores na área. É importante frizar que a pesquisa psicológica sobre Felicidade pode aparecer sob diferentes denominações – Bem-Estar Subjetivo; Psicologia Positiva; Psicologia da Felicidade; Psicologia do Fluxo ou Psicologia da Experiência Ótima. Segue algumas indicações:

    No RS: Profa.Maria Angela Mattar Yunes na UFRGS
    No RJ: Prof. Carlos Americo na UFRJ / Profa. Fátima Niemeyer da Rocha na Universidade Severino Sombra em Vassouras
    Em SP: Pof. José Aparecido da Silva na USP de Ribeirão Preto / Profa. Claudia Hofheinz Giacomoni na Universidade Federal de São Paulo / Profa. Anna Mathilde Pacheco e Chaves (minha orientadora do Mestrado), e Prof. Sigmar Malvezzi, ambos no Instituto de Psicologia da USP/SP / Profa. Mirlene Maria Matias Siqueira na Universidade Metodista de São Paulo / Profa. Anita Liberalesso Neri na Unicamp

    Bom, espero ter ajudado. Entrarei em contato com você por Email para conversarmos melhor sobre o seu projeto.

  13. Olá Angelita, tudo bem?
    Estou em um projeto que envolve a psicologia ambiental e gostaria de saber se você poderia me passar algum contato para que possamos marcar um bate-papo sobre o assunto ou até indicar outros especialistas da área para que eu possa fazer o mesmo.
    Muito obrigada,
    Larissa

  14. Olá Angelita, estou no último ano da pós graduação de Design de Interiores, e decidi fazer no meu artigo a relação do design de interiores com a psicologia, amei todos os seus textos, só que infelizmente meu orientador não deixou eu utilizar alguns deles, com créditos e tudo, por ser de um blog, então eu queria perguntar se eu não posso te mandar algumas perguntas sobre e eu utilizar no meu artigo essa entrevista, ou se você tem algo de dissertação de mestrado ou artigos falando sobre esse tema. Desde já agradeço e virei uma fiel leitora!

  15. Oi, Angelita,

    Adorei o seu site. Estou procurando um terapeuta que atue em psicologia positiva, mas moro no Rio de Janeiro, em Petropolis, infelizmente parece que vc não mora no Rio. Poderia me indicar alguém, ou pelo menos por onde começo?
    Ficaria imensamente grata. Sinto que este é o tipo de terapia que preciso.

  16. Olá Angelita, estou lendo seus trabalhos, pois estou começando minha pesquisa de TCC e gostaria de algumas dicas, pois vou desenvolver sobre: Felicidade, fazendo uma faculdade após aos 50 anos. Adoraria entrar em contato com você, obrigada pela ajuda. Antonieta

  17. Ola Professora Angelita, primeiramente parabéns pelo seu trabalho, sao artigos muito interessantes e esclarecedores!
    Bom, em segundo lugar, gostaria de tirar algumas duvidas em relacao a Curiosidade Humana, sou aluno de Doutorado da Universidade de Valência na Espanha e estou desenvolvendo um trabalho na area de Informatica que envolve a Curiosidade Humana e pude observar no texto: A Felicidade e a Curiosidade que tem muito conhecimento neste sentido, se puder enviar um e-mail para conversarmos ficarei muito grato!
    Obrigado e tenha um ótimo final de semana,

  18. Olá Angelita, espero que esteja bem! Amei ter encontrado seu blog e em especial pelo tema que aborda, a Felicidade. Eu sou psicólogo e a minha monografia foi sobre a Busca da Felicidade e o Bem-estar na pós – modernidade. Gostaria de ler o seu trabalho e se possível trocar contatos profissionais. Grato, abraço!!!

  19. Cara Angelita, estou cursando Psicologia em Campinas-SP e vou iniciar o 4º semestre. Anteriormente, cursei Arquitetura e me formei em 1987. Gostaria de recuperar esse conhecimento da Arquitetura e usar na Psicologia Ambiental. Por onde começo? O que me sugeres como leitura e cursos de especialização? Sou grata. Adriana

  20. Olá Adriana! É uma pergunta complexa, tentarei respondê-la mais tarde, mas já adianto que não conheço cursos de especialização sobre o assunto. O que não significa que até você se formar já não exista algum…🙂 Vou dar uma olhada nos meus arquivos e selecionar algumas diretrizes que possam te orientar na tentativa de unir as duas áreas. Para começar, sugiro a leitura deste artigo: http://www.scielo.cl/scielo.php?pid=S0718-83582014000100004&script=sci_arttext

  21. Boa Tarde, Minha mãe viu uma entrevista sua e se identificou muito. Se não me engano foi no dia 30/11/2014 no Sala News, sobre felicidade.
    Gostaria se saber se você atende, se sim como faço para marcar.
    Fico no aguardo.
    Att, Paula.

  22. Cara Angelita,
    Estou iniciando meu doutorado em Design. Minha abordagem tem muita identificação com suas pesquisas em psicologia, sobretudo no que diz respeito à arquitetura e o design de interiores.
    Gostaria que pudéssemos entrar em contato.
    Obrigada desde já
    Adriana

  23. Prezada Angelita,
    Tb sou psicóloga e felicidade me define por ter encontrado seus artigos.
    Pode me passar seu email? tenho planejamentos de projetos na área e gostaria de conversar contigo.
    Muito obrigada e continue brilhando.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s