Livros Sobre Felicidade

Felicidade Autêntica

Felicidade Autentica

Autor: Martin Seligman
Resumo: Seligman é o considerado o pai da Psicologia Positiva. Nesse livro, ele esclarece, de forma bem acessível, quais os caminhos pessoais e científicos que foram percorridos para a criação de  uma vertente psicológica dedicada ao estudo da felicidade.

Aprenda a ser otimista

Aprenda a Ser Otimista

Autor: Martin Seligman
Resumo: Nesse livro, Seligman nos orienta a avaliar o nosso grau de otimismo. O autor expõe as razões pelas quais ficamos deprimidos e o que alimenta a depressão. Na visão dele, a depressão é a expressão máxima do pessimismo. Seligman, ainda, propõe uma série de caminhos para pôr fim à depressão e impedir que ela volte.

Felicidade_Lykken

Felicidade – Sugestoes Praticas Para Escapar dos Grandes Ladroes de Felicidade

Autor: David Lykken
Resumo: Lykken é um geneticista famoso por seus estudos com gêmeos. Nesse livro, ele aborda de forma bem simples o que a genética pode nos dizer sobre a felicidade.

A Ciencia da Felicidade

A Ciência da Felicidade

Autor: Sonja Lyubomirsky
Resumo: Lyubomirsky tem pesquisado a felicidade há uma década. Cansada de perceber que as pessoas confundiam a Psicologia Positiva com a auto-ajuda ela resolveu compilar num livro os resultados obtidos pela pesquisa científica na área. Esses resultados não são apresentados como tabelas e números mas como estratégias, atividades intencionais que podem ser usadas para obtermos uma vida mais feliz.

A Pratica do Bem Estar

Felicidade: A Prática do Bem-Estar

Autor: Matthieu Ricard
Resumo: Ricard é um monge budista que trilhou carreira científica até completar sua tese de doutorado em Genética Molecular, em 1972, quando decidiu trocar a vida acadêmica pela vida monástica budista. Ricard colabora com cientistas em pesquisas sobre o efeito da meditação para o bem-estar. Esses experimentos têm demonstrado que a meditação pode determinar alterações impressionantes nos níveis de felicidade. Nesse livro, Ricard defende a idéia de que a felicidade é uma habilidade que pode ser conquistada através de algum tempo e de algum esforço.


formulafelicidade

A Fórmula da Felicidade

Autor:Stefan Klein
Resumo: Nesse livro, Klein, um jornalista científico alemão, traça um panorama dos resultados obtidos pelas neurociências nas pesquisas sobre a felicidade. Baseado nesses resultados ele discute mecanismos que podem ser usados para alcançar uma vida feliz

Liçoes de Uma Nova Ciencia

Felicidade: Lições de uma Nova Ciência

Autor: Richard Layard
Resumo: Layard é um dos mais importantes economistas da Grã-Bretanha, e nesse livro ele discute a relação entre prosperidade e felicidade. Com a ajuda da filosofia, da economia e da psicologia, Layard analisa resultados de pesquisas, as quais mostram que embora a humanidade tenha se tornado mais rica nos últimos 50 anos ela não se tornou mais feliz. Assim, o autor constroi seu raciocínio mostrando a importância da felicidade para a sociedade, o que a promove e o que fazer para ser mais feliz.

Fluxo

A Descoberta do Fluxo

Autor: Mihaly Csikszentmihalyi
Resumo: Mihaly é um dos mais importantes expoentes da Psicologia Positiva, seus estudos concentram-se, na maior parte, na Criatividade e na vivência cotidiana da felicidade. Nesse livro, o autor
resume mais de duas décadas de pesquisas sobre a experiência de Fluxo . Sentimentos como contentamento, concentração e envolvimento profundo são analisados como fonte de genuína satisfação com a vida, promovendo um estado de consciência chamado de “fluir”. O autor demonstra que esse fluir pode ser maximizado no nosso cotidiano, transformando nossa existência numa experiência unificada de felicidade, plena de harmonia e significado.

A Geografia da Felicidade

livro-geografia-da-felicidade

Autor: Eric Weiner
Resumo: Neste livro, o correspondente internacional Eric Weiner relata as impressões que ele teve ao longo de um ano percorrendo vários países em busca de lugares que possuem os ingredientes que costumamos associar ao contentamento. Usando os recursos narrativos de um “guia de viagem” ou de um “diário de bordo”, Weiner descreve suas percepções sobre dez países, alguns tão diferentes entre si quanto a Islândia e o Butão. Em sua busca, o autor ajuda a desconstruir vários mitos, demonstrando que fatores como a ausência de sol e praias, ou de dinheiro, não impedem a experiência de felicidade. Além da percepção do próprio autor – sobre os locais e povos visitados – há no livro, também, a referência a conceitos filosóficos, literários e místicos.

8786123_3

Os 100 Segredos das Pessoas Felizes

Autor: David Niven
Resumo: Niven, um renomado psicólogo e cientista social, compilou resultados obtidos em centenas de pesquisas sobre a felicidade e a partir disso organizou uma lista de 100 atitudes/comportamentos que aparecem nos estudos como preditores de felicidade. O interessante do livro é a linguagem acessível a qualquer pessoa. É lógico que a princípio o autor faz uma simplificação dos conceitos. Isso pode ser ruim, pois, pode levar a um entendimento inadequado da Psicologia da Felicidade, favorecendo uma associação desta com a auto-ajuda. O trabalho de Niven, contudo, aproxima os resultados científicos das pessoas comuns, o que é bom para a divulgação dos estudos nessa área.

Anúncios

6 comentários sobre “Livros Sobre Felicidade

  1. Olá Eduardo, eu ainda não tenho nenhum livro publicado, muito embora tenha plano de fazê-lo. Assim que tiver novidades sobre o assunto postarei aqui no blog, sem dúvidas!

  2. Felicidades saber lidar com as emoções do próximo.Construir uma rede de contatos sólida.

  3. A vida no seu sentido mais profundo é o domínio de preciosas investigações e as coisas mais sagradas são aquelas que tem mais vida.Dr. Serge Raynoud de la Ferrière autor do livro Eu realizei Deus através da matemática.. Um grande cientista e um eminente humanista autor de 99 obras onde sintetiza todo o conhecimento universal.De acordo com suas ideias e pensamentos, a verdade está na SÍNTESE,pesquisai de tudo e retenha o que for bom. TESE-ANTITESE-SÍNTESE e a MATESE, que é a vivência da SÍNTESE Também nos ensina que realizar o presente é a única verdade. Viver consciêntemente o aqui e o agora é onde se pode realmente encontra a felicidade. A Análise Transacional diz que felicidade se encontra na postura existencial, Eu Ok e Você Ok. A Tanatologia nos ensina que saber viver e saber morrer estão intimamente ligados,e quem sabe viver não teme a morte, isso é também felicidade. .

  4. Amei e sabe o que andei pensando aqui precocemente e já colocando a minha expectativa em questão, o link com a neurociência é automático!!! Já vou começar, acho que é o conteúdo dando forma aos mecanismos neurobiológicos!!!!! Terás notícias minhas!!! Ah… os encontros que a vida propõe definitivamente são energias canalizadas dando sentido aos desejos latentes!! Grande abraço!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s